Subscribe:

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Há pessoas que nos cativam.
Mesmo quando já não estão entre nós, deixam um suspiro de saudade.
Karol Wojtyla nasceu na Polónia, ficou órfão de pai e a mãe incutiu nele uma religiosidade profunda.
Foi um exímio desportista, praticou teatro, mas quando andava na escola e não era um aluno brilhante dizia não se importar pois não queria ser Papa.
Mas depois da morte inesperada de Albino Luciani, sumo pontífice durante 33dias, o então cardeal polaco pegou-lhe no nome e depois da eleição veio á varanda da Praça de S.Pedro dizer: “Não tenhais medo!”
João Paulo II falou do que ninguém ousara falar antes, promoveu o diálogo ecuménico como ninguém, discursou nas Nações Unidas, pasmou as pessoas quando falou se sexo, política e demais. Criou as Jornadas Mundiais da Juventude e foi um jovem em cada uma delas.
Quase foi assassinado, elevou Fátima a altar do mundo, nomeou 239 dos 242 cardeais existentes no mundo em 2005, fez mais santos que todos os anteriores Papas juntos.
Viajou também duas vezes mais que todos os outros Papas juntos, palmilhou África, repetiu viagens e assim chegou a Cuba…e em todos os lugares uma multidão o esperava.
Conduziu-nos ao século XXI, mas na JMJ 2000 em Tor Vergata, o Santo Padre mostrou sinais de debilidade que quis disfarçar.
A doença de Parkinson avançava cada vez mais.
E quando em Março de 2005, no domingo de Ramos, o Papa doente, veio á sua janela dar a bênção do Angelus e o seu monge vietnamita lhe ajeitou o microfone e o Papa não conseguiu pronunciar nada, não se ouviu, deixou escorrer a saliva pelo canto da boca, os crentes sabiam que o fim estava próximo.
Que doença cruel faz o corpo falhar e mantém o cérebro lúcido?!
Nos primeiros dias de Abril, João Paulo II “á retornato á la casa di Padre”.
Volvidos 5 anos, o Vaticano decidiu o que muitos católicos pediram e a beatificação do Papa eslavo será dia 1 de Maio em Roma.
Para tal, foi provado um milagre. A cura de uma freira de 54 anos,que não andava e não conseguia escrever, vítima de Parkinson que a medicina não conseguiu explicar.
Fica aberto o caminho para a canonização....

0 comentários:

Enviar um comentário