Subscribe:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tília, trevo e açafrão

Alguém muito estimado por estas bandas, gravou uma entrevista que me deixou ouvir no passado fim-de-semana que se revelou um verdadeiro aperitivo.
Eu gosto muito de cozinha, culinária, criar, reinventar e fazer à minha maneira.
Tenho vários livros da especialidade, bem distintos, e um dia, não muito distante, acredito, vou ter a minha cozinha e vou fazer tudo o que eu gosto, como gosto, para quem gosto.
E quem gosto, pode também ir lá fazer. Eu deixo.
Há de facto pessoas muito interessantes e que nos surpreendem na primeira vez que as vimos e não param de o fazer nas vezes que se seguem.
Conheci Ljubomir Stanisic na primeira edição de Masterchef na RTP onde era um dos júris.
Houve desde a primeira vez algo na sua figura, no seu discurso, na sua sabedoria gastronómica que me prendeu a atenção.
Deixou a Jugoslávia, seu país natal quando este submergiu em divisões patrióticas, explodiu em guerra e se partiu em três partes.
A parte onde vivia pertence hoje à Bósnia, e a Portugal chegou em 1997, aterrou no Gerês e posteriormente mudou-se para Lisboa.
Na entrevista falou de si, de como é fanático do trabalho, de quem trabalha consigo e de quem admira, fala de uma forma tão humilde que muitas vezes, para muitos, parece altivo. Altivamente humilde.
Maravilhoso.
Ljubomir diz que o português lhe corre no sangue mais do que a língua da sua terra, adora Portugal e os nossos ingredientes de uma maneira que nem alguns portugueses de gema gostam, descobriu, redescobriu coisas na nossa gastronomia que ou as tornou ex-libris ou consome frequentemente ou serve num lugar 100 Maneiras onde é Chef.
Agora lançou o seu primeiro livro entitulado Papa Quilómetros. Muito bom. Num formato diferente, com imensas fotografias,com a ajuda de Mónica Franco que redigiu o livro e é sua companheira de vida, mostra como percorreu quase 6000 km para nos mostrar o melhor de cada cantinho do nosso pais e onde cada prato tem uma história por trás.
Recomendo.




In Diário Digital :_Se tivesse que escolher cinco ingredientes essenciais da cozinha nacional, quais seriam? Porquê? 
Ljubomir_Posso dizer mais que cinco? Azeite, coentros, percebes, peixe, alho, pão/broa, bruxas, lavagante azul, ameijoas, enchidos, porco bísaro, queijos da ilha/da serra/de Azeitão, vaca maronesa/barrosã/mirandesa, azeitonas, manteiga açoriana, molejas, cogumelos, zimbro, erva de caril/perpétua das areias, funcho do mar… 
Porque todos esses ingredientes são como o funk: são mesmo bons! 

0 comentários:

Enviar um comentário